top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeticia Zubcov

VOCÊ CONHECE A ORIGEM DOS TECIDOS?

Atualizado: 28 de dez. de 2020



Os tecidos estão por toda a parte, mesmo que você não perceba, no banheiro, na sala lá está ele, seja na toalha, seja no sofá… Muitas pessoas não se interessam pelas funções que os tecidos realizam em nossas vidas. E isso vai muito além da prática, como a de proteger os nossos corpos do frio, do sol e da chuva.


Existiram épocas em que os panos representavam o papel social e religioso. Apenas de olhar o material do qual as roupas eram feitas, que era determinado o poder aquisitivo de alguém e a classe a qual ele pertencia, até hoje notamos essa diferença.


Os homens das cavernas começaram a proteger seus corpos com a pele de animais há milhares de anos e por se deteriorar rapidamente, fabricados por eles, não resistiram à passagem do tempo. Portanto, é difícil precisar quando a produção têxtil começou de fato. Porém, as agulhas eram feitas de ossos para perfurar o couro do animal utilizado.


Ao longo da História, os arqueólogos encontraram no Oriente Médio placas de argila que mostram o processo de fabricação de tecido. Mas o processo do tear surgiu mesmo no final da Idade da pedra, onde os fios eram esticados verticalmente na estrutura do tear, usando-se uma laçadeira para trançar os fios horizontais com os verticais.


Foi só durante a Revolução Industrial que os tecidos deixaram de ser fabricados artesanalmente e passaram a ser produzidos em massa por meio de máquinas.


Então a partir dessas máquinas, surgiram novos processos e tecnologias. Até então ainda existem inúmeras descobertas, tudo por um mundo melhor e mais sustentável.


SANGUIN, Paola. A origem dos tecidos. Blog Sigbol, 2015.

Disponível em: <https://blogsigbol.com/2015/12/05/a-origem-dos-tecidos/>.

Acesso em: 07 dezembro 2020.

191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page